Notícias

Esta área é dedicada a notícias sobre o LMN e seus membros
Marketing nas sociedades de advogados

Marketing nas sociedades de advogados
in Advocatus

Neste setor cada vez mais competitivo que é o dos serviços jurídicos, verificou-se na última década uma preocupação das sociedades de advogados cada vez maior com o marketing. Este facto traduziu-se na criação de departamentos de marketing nas principais sociedades e mesmo nalgumas com menor dimensão, seguindo-se assim uma tendência internacional.

A legislação tem também evoluído no sentido de alargar o leque de instrumentos disponíveis para o Marketing dos advogados. Nesse sentido o Estatuto da Ordem dos Advogados foi alterado em 2005 de modo a modo a permitir a publicidade à classe (com algumas limitações exposta no artigo 89º do EOA).
Nos últimos anos a relação cliente-advogado mudou muito e, hoje em dia o cliente consumidor dos serviços jurídicos prestados pelos advogados tende a vê-los como os outros serviços que consome, com a mesma exigência de sentir a confiança em quem os presta. Este facto aliado à concorrência cada vez maior, conduz à necessidade duma percepção por parte do cliente de diferenciação, notoriedade e qualidade. É essa percepção que se pretende atingir com o Marketing , de maneira a fortalecer as marcas e a sua reputação de modo a que o cliente sinta essa confiança na sociedade a que recorre. Para atingi-la, os departamentos de marketing das sociedades desenvolvem acções de variados tipos que vão desde à realização de eventos para clientes, onde expõem algum do seu know-how, envios de newsletters, a referida publicidade que, embora já permitida é ainda pouco usada, participações em publicações, presenças em directórios de serviços jurídicos, entre outras.

Jorge Tavares d' Almeida
Marketing & Business Development Manager
CMS - Rui Pena & Arnaut