Notícias

Esta área é dedicada a notícias sobre o LMN e seus membros
Reputação: uma mais-valia intangível

Reputação: uma mais-valia intangível
in Advocatus

Juntamente com o capital humano, a reputação constitui o ativo mais valioso para uma sociedade de advogados. Enquanto o renome individual de um advogado em concreto se baseia em traços do seu carácter pessoal e profissional, a reputação de uma sociedade é sustentada em valores e princípios declarados, partilhados e mantidos ao longo do tempo, já que uma sociedade de advogados ambiciona naturalmente ultrapassar o renome dos seus fundadores e estabelecer-se por direito próprio como uma referência por várias gerações futuras. O êxito reputacional consiste em gerar confiança e credibilidade e como tal é fundamental que exista una correlação clara entre o que a firma diz e aquilo que faz.

Com a crescente complexidade da economia portuguesa, o papel das sociedades de advogados tem vindo a ganhar importância. Com essa evolução, nasce uma maior responsabilidade na interação com os diferentes stakeholders da sociedade quer sejam clientes, autoridades públicas, universidades ou jornalistas, podendo qualquer dessas interações ter um impacto positivo ou negativo na reputação da sociedade.

Os Departamentos de Comunicação das sociedades de advogados oferecem ferramentas para a gestão interna e externa da reputação, através de estratégias definidas em sintonia com os valores da sociedade e da sua estratégia de negócio. O advento de novas ferramentas de comunicação e da internet acrescentam uma nova dimensão aos desafios que estes Departamentos enfrentam.

Sara Buira - Uria Menéndez - Proença de Carvalho