Notícias

Esta área é dedicada a notícias sobre o LMN e seus membros
Voodoo, Futurismo ou Simplesmente Marketing

Voodoo, Futurismo ou Simplesmente Marketing
in Advocatus

Falemos de marketing, conceito que assusta ainda alguns Advogados. Não se trata de voodoo, nem de nenhuma forma menos digna de exercer a profissão, mas de uma actividade complementar, que contribui para a modernização e sustentabilidade da advocacia, na medida em que permite que os Advogados se dediquem em exclusivo aquilo que melhor fazem, gozando do apoio especializado de profissionais na sua promoção.

Imagem, reputação, posicionamento, desenvolvimento do negócio, relacionamento com os clientes, formação, são algumas das vertentes que devem ser ponderadas na definição e implementação de um plano de marketing, que deve ser parte integrante do plano estratégico de qualquer Sociedade de Advogados, independentemente da sua dimensão, pois estrutura uma visão integrada do negócio - mercado, sociedade, pessoas que a integram (o seu maior activo) e objectivos estratégicos a atingir.

Vital nos tempos que correm, o marketing contribui directamente para a sustentabilidade do negócio - acrescentando valor, eficiência e competitividade a quem se dedica à prestação de serviços e como tal depende das capacidades técnicas dos seus profissionais, mas também das suas capacidades de angariar e manter clientes.

Marketing é isto: pensamento estratégico, bom senso, capacidade de gerar negócio e algum futurismo, traduzido em saber antecipar hoje as tendências e necessidades dos clientes de amanhã, de forma mais eficaz e com mais valor acrescentado que a concorrência.

Popular ou não, a promoção dos nossos serviços não deve, nem pode, ser vista como função só de alguns, mas de todos, marketeers e Advogados que integrem uma Sociedade que se queira sustentável e com futuro.

Matilde de Mello Cabral
PLMJ - Sociedade de Advogados, RL